SERVIÇOS


Alarmes de incêndio

O alarme de incêndio é o sistema responsável pela informação de todos os usuários envolvidos em uma determinada área da iminência da ocorrência de um incêndio ou no princípio do mesmo.

Normalmente um sistema deste tipo é constituído por detectores automáticos, baseados na detecção de fumaça, chamas ou calor, por acionadores manuais, baseados na observação humana do princípio de incêndio para posterior acionamento do alarme que enviam seus sinais para uma central de alarme. Esta central de alarme por sua vez envia sinais de alerta para dispositivos de sinalização audiovisual como sirenes e luzes de emergência. No Brasil, a norma técnica oficial que define os parâmetros dos sistemas de alarme e detecção de incêndio é a norma ABNT NBR-9441.


As built

Levantamento em campo e junto aos instaladores da unidade, para se verificar mudanças no que está implantado com o seu correspondente em projeto, visando adequar o que está em campo para o projeto.

As-built é uma expressão inglesa que significa “como construído”, isto é, a situação ou o estado como foi construído o projeto. Na arquitetura e na engenharia, “as built” refere-se a um levantamento das medidas existentes, transformando em desenhos técnicos todas as informações encontradas relacionadas. O processo de levantamento de medidas na construção, quando comparado com o projeto original, na maioria das vezes, exibem tantas distorções de medidas que chega-se frequentemente a ficar irreconhecível o projeto inicial.

A revisão final nos desenhos de projeto, incorporando todas as adaptações feitas no canteiro de obras, para espelharem fielmente o que foi efetivamente construído, isto é, como fora construído ("as built").

A Bornhausen oferece serviços de "as built" em geral, dimensionando, especificando e incorporando todas as adaptações feitas em campo durante a execução dos projetos elétricos. Com especificações técnicas, diagramas de malha, data sheets e tagueamento, a Bornhausen elabora editais e concorrências, acompanha e palestras técnicas de apresentação dos projetos, analise técnica de propostas e equalização de propostas de revisão dos projetos elétricos executados ("as built").

As Built é uma expressão inglesa que significa “como construído”. Na área da arquitetura e engenharia a palavra As Built é encontrada na NBR 14645-1, elaboração de “como construído” ou “As Built” para edificações.

O trabalho consiste no levantamento de todas as medidas existentes nas edificações, transformando as informações aferidas, em um desenho técnico que irá representar a atual situação de dados e trajetos de instalações elétricas, hidráulicas, estrutural, etc.

Desta forma, cria-se um registro das alterações ocorridas durante a obra, facilitando a manutenção de futuras intervenções.


Cabines primárias e secundárias

Cabine primária é a entrada de energia elétrica ligada ao sistema de distribuição em alta ou média tensão, amplamente utilizada quando a potência exigida pelo consumidor excede a fornecida pela concessionária para os consumidores em baixa tensão.

É necessário que a empresa possua experiência em:

Projetos para cabines primárias e secundárias novas e adequações das existentes, levando em considerações as normas vigentes nacionais (ABNT, das concessionárias e dos Corpos de Bombeiros) e internacionais;

Ajuste de Demanda e enquadramento tarifário (Monômio ou Horo azul ou Horo verde);

Além da especificação correta e quantificação dos seguintes equipamentos:

  - Transformador a seco ou a óleo;
  - Transformadores de Potencial e de Corrente;
  - Dispositivos de proteção, automáticos ou manuais;
  - Dispositivos de aterramento.


Projeto de Painel de Medidores

Edificações de multiplas unidades consumidoras necessitam de uma série de requisitos para realizar a medição de energia, muitas vezes é necessarios ainda um projetos especifico para este fim, o qual deve estar de acordo com as normas exigidas pela concessionaria local. Realizamos o projeto de Painel de Medidores e a aprovação deste junto a concessionaria.


Diagramas de painéis elétricos

Os diagramas de Painéis Elétricos são desenvolvidos atendendo as normas vigentes e para ser referência quanto à construção do painel elétrico, e auxílio para a realização de manutenções ou modificações no Painel, sendo assim de fundamental importância para quem interagi com este tipo de instalação e equipamento.


Estudo de Proteção e Seletividade

Quando ocorre um curto circuito em um sistema elétrico e não há dispositivos de proteção, a corrente do circuito se eleva da ordem de centenas ou milhares de vezes da corrente normal de operação, causando a destruição de cabos, barramentos, isoladores e materiais isolantes que estão ligados ao circuito. Estas falhas elétricas são grandes problemas nas instalações prediais, industriais e residenciais e podem interromper o fornecimento de energia a qualquer hora, gerando perdas de serviço e criando grandes problemas economicos para o usuario.

Para reduzir este tipo de desastre, fusíveis e disjuntores (os chamados dispositivos de proteção) são utilizados para evitar essas consequências provenientes do curto-circuito.

Estes dispositivos de proteção são empregados e obrigatórios nos projetos e instalações elétricas, porém o que não é muito difundido, é a correta aplicação destes dispositivos para diminuir os prejuízos operacionais. Para isso é realizado um estudo de coordenação e seletividade das proteções, visando a limitação dos dispositivos de proteção e assim garantir a máxima disponibilidade de energia nas instalação e por consequência, a redução dos prejuízos operacionais.


Estudo de viabilidade econômica

O estudo de viabilidade deve ser realizado antes do início das atividades. Pois as atividades envolvidas em um Projeto envolvem um risco: podem conduzir ao objetivo previsto ou podem dar errado. Assim o estudo de viabilidade tem por objetivos analisar, identificar e fortalecer as condições necessárias para o nosso objetivo dar certo e tentar neutralizar ou diminuir os fatores que podem vir a dificultar o êxito de nosso projeto.

O estudo de viabilidade indica as condições para que os objetivos propostos tenham êxito com a máxima economia de recursos, gerando diminuição de custos antes mesmo do início das atividades.


Estudo e Projeto de Usina Fotovoltaica

Este sistema de captação de energia é obtido pelo sistema fotovoltaico o qual recebe a irradiação solar e a transforma diretamente em energia elétrica. Para diminuir custos com a energia elétrica e minimizar impactos ambientais, atualmente a busca de Placas Fotovoltaicas vem aumentando constantemente. Visando isso, realizamos estudos e avaliar a melhor maneira de realizar a instalação de uma Usina Fotovoltaica.


Iluminação Externa

Iluminação pública ou da parte exterior do empreendimento que leva em consideração as normas da ABNT NBR 5101 e 15129 e da concessionária.

O projeto deve iniciar-se com o levantamento de dados: do local (topografia, velocidade dos ventos, entre outro) e os exigidos pela concessionária. Para definição do tipo de luminárias (postes, arandelas, refletores), da disposição e da maneira correta e segura para fixação dessa iluminação, evitando-se, desse modo, zonas de ofuscamento e de sombras.


Iluminação de interiores

Deve estar de acordo com a norma ABNT NBR ISO/CIE 8995-1:2013, ou seja, levar em conta o tipo de atividade, a idade das pessoas que freqüentarão o local e toda a estrutura civil (altura, comprimento, largura, cores) e iniciar com a análise da planta civil do empreendimento.

O projeto deve ser amplamente discutido entre arquiteto, engenheiro, cliente e projetista, para definir o tipo e disposição das luminárias, informações do tipo e classificação da empresa, para utilização ou não de iluminação especial.

Em um projeto devem ser considerados todos os tipos de iluminação de acordo com a corporação, ou seja, a Iluminação natural, a geral, a de escape, a de emergência e a para área classificada. Além de efetuados todos os cálculos pertinentes para quantificação de luminárias de acordo com a iluminância e o período de manutenção para evitar-se depreciação do equipamento.


Infraestrutura eletromecânica

Estrutura constituída pela parte elétrica (cabos, fios e cordões) e pela mecânica (perfilados, eletrocalhas, leitos, canaletas, tomadas, interruptores), para transportar (energia elétrica, lógica e telefone) do alimentador aos equipamentos ou quadros.

Elaboramos projetos de infraestrutura básica para as indústrias e mercado corporativo, em geral, dimensionando corretamente e customizando materiais de acordo com as necessidades de cada cliente, aproveitando nosso conhecimento para sugerimos os melhores fabricantes de cada item, para implantação do que foi idealizado pelo cliente.


Infraestrutura para TI e CFTV

  - Elaboração de projeto, obedecendo as normas nacionais e normas internacionais;
  - Projeto com melhor indicação para instalação e interligação dos Equipamentos de Tecnologia de Informação e de Circuito Fechado de TV;
  - Sugestão do melhor trajeto e materiais para encaminhamento dos cabos de lógica;


Laudos técnicos sobre iluminação de ambientes

A iluminação industrial constitui um ramo de aplicação das técnicas de iluminação para fins industriais e comerciais, em geral. Por estar intimamente relacionada à produtividade e à insalubridade do trabalho, a iluminação industrial é fator crucial para a segurança do trabalhador e para a rentabilidade de plantas industriais.

A extrema especialização no campo de utilização dos recursos luminotécnicos para aplicação profissional requer apoio técnico superior, bem como a observância de normas técnicas particulares para a viabilização de projetos de iluminação industrial e comercial.

A Bornhausen oferece serviços medições dos níveis de iluminação industrial e comercial em geral, elabora projetos de iluminação dimensionando, especificando e integrando os mais sofisticados componentes disponíveis no mercado.


Laudos técnicos para NR10

O Laudo Técnico para NR10 é aparte mais importante e a base de sustentação para uma empresa iniciar a implantação da NR-10, e é desenvolvido através da auditoria e inspeção, o que incube verificar, planejar e coordenar a execução das atividades elétricas realizadas, relatando as ocorrências de não conformidades durante a inspeção das instalações elétricas do cliente, em referência às prescrições das normas brasileiras NBR 5410, NBR 5419 e NBR 14039 entre outras, com o objetivo de orientar os profissionais de segurança e de manutenção do cliente na adequação da NR10. Desenvolvendo procedimentos e check-lists para a realização de atividades específicas em equipamentos, componentes e acessórios elétricos que envolvam risco aos terceiros que interagem nesses equipamentos, visando a conscientização e elaboração de material técnico para auxiliar a realização de manutenção ou qualquer outra atividade.


Laudo de ICMS

Através da emissão do Laudo Técnico, defini-se a real utilização da energia elétrica gasta no processo produtivo, por meio de levantamento, medições e análises das cargas elétricas produtivas e não produtivas, para que possa ser colocado o percentual de crédito do ICMS. Para CNPJ inscrito como INDÚSTRIA e LUCRO PRESUMIDO.

Elaboramos laudo técnico assinado por profissional devidamente credenciado junto ao CREA/SP, para o aproveitamento do ICMS pago na fatura da energia e todo processo de Industrialização com LUCRO PRESUMIDO pode-se acreditar.


Laudo Acústico

Emissão de laudo em conformidade com a NBR 10151/1999

Objetivo:

A - Esta Norma fixa as condições exigíveis para avaliação da aceitabilidade do ruído em comunidades, independente da existência de reclamações;

B - Esta Norma especifica um método para a medição de ruído, a aplicação de correções nos níveis medidos se o ruído apresentar características especiais e uma comparação dos níveis corrigidos com um critério que leva em conta vários fatores.

C - O método de avaliação envolve as medições do nível de pressão sonora equivalente (LAeq), em decibels ponderados em "A", comumente chamado dB(A)


Projeto de Certificação Abvtex

A Certificação de Fornecedores ABVTEX busca tratar dos problemas relacionados às condições de trabalho da cadeia de fornecimento do setor têxtil, por meio da certificação dos fornecedores e de seus subcontratados, promovendo um controle unificado dessa certificação. Conquiste este selo para sua empresa também.


Medições de Resistência e Laudos Técnicos de SPDA, conforme ABNT NBR 5419:2015

A sigla SPDA significa Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas. Trata-se de um sistema que protege as estruturas comerciais, industriais, agrícolas, administrativas ou residenciais, bem como algumas estruturas especiais, contra as descargas atmosféricas.

Uma descarga atmosférica nada mais é do que uma descarga elétrica constituída de um ou mais impulsos de vários kA. Tem origem atmosférica entre uma nuvem e a terra ou entre nuvens e, além disso, atinge a terra, uma estrutura ou o sistema de proteção contra descargas atmosféricas no denominado ponto de impacto.

A parte do SPDA externo destinada a conduzir e a dispersar a corrente de descarga atmosférica na terra chamada subsistema de aterramento, o qual pode também estar embutido na estrutura.

Algumas propriedades do SPDA, tais como o tipo e o posicionamento, devem ser estudadas cuidadosamente no estágio de projeto da edificação, uma vez que se pode tirar o máximo proveito dos elementos condutores da própria estrutura. Isto facilita o projeto e a construção de uma instalação integrada, permite melhorar o aspecto estético, aumentar a eficiência do SPDA e minimizar custos.

O Laudo do SPDA é o relatório das inspeções e medições do sistema de aterramento elétrico e do sistema de para-raios, segundo a norma NBR 5419.

São realizadas inspeções dos sub sistemas do SPDA, verificando as conexões, a integridade física dos componentes, a conformidade com o projeto, a conformidade com a norma, o estado das malhas, dos captores, descidas, etc.

São realizadas também medições de resistência de terra em diversos pontos e medições de continuidade das malhas e cabos de equipotencialização.

São realizadas medições nas estruturas a serem protegidas com a finalidade de se medir a resistividade da estrutura com um instrumento específico para tal, e assim possibilitar a utilização das estruturas como descidas para o SPDA, conforme norma NBR 5419.

A medição da resistividade e estratificação do solo, é um dado fundamental exigido na NBR 5419 para elaboração dos projetos de SPDA. É a característica do solo que vai determinar a sua resistência em baixas frequências ou a sua impedância sob impulso é a sua resistividade, que pode ser definida como a resistência entre faces opostas de um cubo de aresta unitária construído com material retirado do local.

O procedimento adotado pela ABNT para medição da resistividade do solo é o método de wenner, através de um terrômetro de boa qualidade e precisão aferido pelo IMMETRO.

A ausência deste relatório, impede a execução dos projetos com qualidade, segurança e contraria as normas técnicas e as boas práticas de instalação. Não podemos definir uma malha der aterramento sem conhecer os valores de resistividade do solo.


Medição de grandezas elétricas

Para manter as instalações seguras, eficientes e econômicas se faz necessário o conhecimento e o registro das grandezas elétricas. É importante por exemplo conhecer a potência ativa, reativa e aparente, conhecer o consumo efetivo em KW/h, a freqüência, os picos de corrente e tensão, o sistema de isolação das instalações, as condições térmicas dos componentes elétricos. A Bornhausen possui recursos de realizar a grande maioria destas medições e desenvolveu parcerias com empresas especializadas para realização de medições mais específicas como é o caso de termografias e vibrações.


Aterramento Equipotencial

A equalização de potencial constitui a medida mais eficaz para reduzir os riscos de incêndio, explosão e choques elétricos dentro do volume a proteger. A equalização de potencial é obtida mediante condutores de ligação equipotencial, interligando o SPDA, a armadura metálica, as massas e os condutores dos sistemas elétricos de potência e de sinal. Uma ligação equipotencial principal, como prescreve a ABNT 5410, é obrigatória em qualquer caso.


Rede de Distribuição e Eletrificação de Loteamento

Projetamos redes de distribuição de energia elétrica. Onde, oferecemos o melhor custo beneficio com projetos de acordo com as necessidades do cliente e conforme normativa das concessionárias. Seja para projetos de redes aéreas convencionais, aéreas compactas ou subterrâneas.

Bornhausen Engenharia Elétrica

Rua Maranhão, 211, Sete de Setembro
Gaspar-SC - CEP: 89114-832
Cel: (47) 9.9791-3641
E-mail: engenharia@bornhausen.com.br
Desenvolvido por Filipe Karkle - Desenvolvimento de sites